• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Festa de São Pedro movimenta região do Rio do Meio

 

Publicado em: 04/07/2017 14:41

Whatsapp

 

A já tradicional Festa de São Pedro movimentou a localidade do Rio do Meio, na área rural de Quatro Barras, neste domingo (2). Mesmo sem o sol tão aguardado por organizadores e participantes, a visitação foi bastante expressiva: milhares de pessoas passaram pela festa, acompanharam a programação religiosa e saborearam a famosa costela na valeta, que foi completamente vendida.
   
O padre Pedro Paulo Alves de Souza celebrou a missa pela manhã e disse que mesmo antes de assumir a paróquia, há cinco meses, já ouvia falar sobre a festa. "É um lugar realmente encantador, lugar de comunidade reunida, onde vemos o lema da tríplice inspiração espiritual que é amar e servir na unidade. Isso é um pouco do que acontece aqui", disse o padre.
   
Em meio ao público pôde-se ver cavaleiros, ciclistas, motociclistas, moradores locais e também gente de longe. Pauline Emanuele dos Reis, de 34 anos, veio de Colombo com um grupo de amigos e parentes. "É a terceira vez que venho, mas o restante do pessoal está conhecendo pela primeira vez. Gosto muito desse ambiente do campo, mais rural", contou.
   
Após a celebração da missa, as atrações estiveram por conta do almoço, do show de prêmios e das barraquinhas da feira de artesanato e gastronomia. Para receber tantos visitantes, a comissão organizadora já se preparava há semanas.
   
Na cozinha e na churrasqueira, o plantão começou um dia antes. Às 2h da manhã, as equipes já faziam o fogo e às 6h os cerca de mil quilos de costela na valeta já estavam na brasa. Outros 600 quilos de carne também foram preparados, entre filés, carne de porco e carneiro.
   
Na outra cozinha, mais uma equipe cuidava dos acompanhamentos, como risoto, maionese e saladas. Um dos voluntários foi Seu Floriano Pereira da Costa, no auge dos seus 92 anos. "A idade não atrapalha, faz bem ajudar", contou Floriano, em meio ao corre corre da cozinha. No cardápio, as opções ainda incluíram pastéis, canjica e os cem quilos do tradicional bolo de São Pedro.
   
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) participou da programação desde cedo, acompanhado pela família. "Esta festa é maravilhosa porque todos se envolvem, porque há realmente uma união. Parabenizo a todos que estão trabalhando há dias para que esta festa tão tradicional aconteça, uma festa que prega a importância de fortalecer a fé e viver em harmonia", destacou Lara.
   
Ao final do evento, o presidente da comissão organizadora, Márcio José Stedile, fez uma avaliação positiva da festa, que registrou grande adesão do público. Além do trabalhado da comissão organizadora, também estiveram envolvidos nos preparativos e no evento equipes da Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Frotas; o efetivo da Guarda Municipal, com 21 guardas posicionados em locais estratégicos; equipes da Secretaria de Saúde (com ambulância) e da Polícia Militar.