Quatro Barras abre Pronto Atendimento 24 horas, em parceria com Campina Grande do Sul

Publicado em: 16/12/2021 17:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Moradores dos municípios terão atendimento médico e de enfermagem gratuito na área de urgência e emergência, para adultos e crianças

Após aderir oficialmente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), com atendimento 24 horas, a Prefeitura de Quatro Barras avança mais um passo importante na prestação dos serviços de Saúde: em parceria com o município de Campina Grande do Sul, Quatro Barras já sedia o Pronto Atendimento (PA) 24 horas, nas instalações do antigo Hospital Caritas e até onde recentemente funcionava a Central Médica de Atendimento à Covid-19.

A abertura do PA traz um marco para ambos os municípios que receberão atendimento médico e de enfermagem gratuito na área de urgência e emergência, para adultos e crianças, 24 horas por dia.

O pronto atendimento também realizará pequenos procedimentos cirúrgicos e vai disponibilizar leitos de internamento adulto e infantil, com suporte ininterrupto para a realização de exames de emergência, assim como retaguarda para internamento até o surgimento de vaga hospitalar via Central Médica de Leitos Estadual, ou seja, até a transferência do paciente para hospitais de referência, conforme a demanda médica apresentada.

Isso se torna possível porque os municípios passam a estar inseridos na Rede Estadual de Atenção às Urgências e Emergências, que articula e integra todos os equipamentos de Saúde para ampliar e qualificar acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que a abertura do PA constitui um avanço para a área da Saúde. “Com a implantação do Pronto Atendimento, Quatro Barras e Campina Grande do Sul passam a fazer parte do sistema de regulação de vagas, ou seja, além dos hospitais que já atendiam nossos pacientes, como o Hospital Caron e o de Campo Largo, teremos a oportunidade de ampliação do número de leitos. Isto é um marco no atendimento de Saúde”, comentou a secretária.

Estrutura
Já preparada para receber um hospital, a estrutura do novo PA recebeu várias ações de revitalização e melhorias, através da parceria firmada entre as duas prefeituras. Além de nova pintura e reforma, o pronto atendimento foi equipado com  modernos respiradores pulmonares, monitores cardíacos, desfibriladores, aparelhos para eletrocardiograma, camas, macas e mobília nova, além de uma equipe ampliada e toda a estrutura necessária para seu funcionamento.

Comemorando este avanço, o prefeito Loreno Tolardo destacou que o PA será um importante ponto de atendimento à população, em momentos decisivos em que a rápida atuação médica pode fazer a diferença no quadro de saúde do paciente.

“O PA é resultado de um trabalho em conjunto, de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, que estão somando forças para que este grande projeto aconteça, atendendo um anseio histórico da população. Será, sem dúvida, um dos grandes legados deste mandato, que se torna realidade já no nosso primeiro ano de governo”, ressaltou o prefeito.

Tolardo e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, agradeceram o empenho e a agilidade de toda a equipe técnica na implantação do PA, em parceria com o Estado, desde a busca de parcerias, projetos e licitações, para concretizar a obra e aprimorar o atendimento à população. Os investimentos para operacionalização do PA serão rateados pelos municípios.

Serviço: O Pronto Atendimento funciona na rua Pedro Câmbio Cortiano, nº 150, no bairro Jardim Pinheiros, nas instalações do antigo Hospital Caritas. Mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7871 ou 7905.