Profissionais de educação dos Cmeis são homenageadas por projetos desenvolvidos em 2021

Publicado em: 03/12/2021 17:08 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Mesmo com as restrições da pandemia, trabalhos primorosos marcaram o ano, incentivando, entre vários temas, a solidariedade e o amor ao próximo

Diretoras, supervisoras e atendentes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Quatro Barras representaram nesta quinta-feira (2) a comunidade escolar durante a solenidade de entrega de troféus do Projeto Incentivar, de iniciativa do vereador Eduardo José Lago (Dudu), na Câmara Municipal de Quatro Barras.

Ao longo de 2021, mesmo com as restrições e desafios impostos pela pandemia, elas e suas equipes desenvolveram, com habilidade e criatividade, projetos pedagógicos com as crianças, fomentando valores importantes como a solidariedade e o amor ao próximo, além de temáticas como o incentivo à leitura, a interação entre crianças e seus familiares, e mensagens de otimismo e esperança.

Solenidade
A solenidade de entrega reuniu, além do vereador Dudu Lago, o diretor da Secretaria de Governo, Wellington Benedetti (Elitinho), que na ocasião representou o prefeito Loreno Tolardo, que está em viagem; a coordenadora Marlene Pires da Silva, que representou o secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré); a coordenadora geral dos Cmeis, Carina Andreatta de Lara Brunatto; e a coordenadora pedagógica, Elisabete Comin Paschoal.

Representando toda a equipe dos Cmeis, foram homenageadas e presenteadas com os troféus as diretoras Angélica Cristina de Oliveira, do Cmei Tia Carmelita; Elaine Cristina Vodan, do Cmei Tia Cice; Pamela Arruda Miguel Hila, do Cmei Tia Elenai; Giancarla Rodrigues Ferrari, do Cmei Tia Eliana; Patrícia Barbosa da Silva, do Cmei Tia Inez; Manuela Celestine Corgas da Silva, do Cmei Tia Jaci; Bruna Cristofoli, do Cmei Tia Leonor; Fabianny de Souza Cunha Oliveira, do Cmei Tia Vana; e Karina Anacleto, do Cmei Tio Laio; bem como as supervisoras dos Cmeis, que juntamente com as atendentes infantis desempenham um importante papel na formação das crianças, desde a base do ensino.

Ao longo do evento, as diretoras agradeceram o reconhecimento e falaram sobre os projetos desenvolvidos nos Cmeis, evidenciando ideias criativas e engajadas no convívio comunitário. “O trabalho realizado nos Cmeis vai muito além do cuidado propriamente dito das crianças, há um planejamento pedagógico para estimular, já nos anos iniciais, a formação educacional dos alunos, de forma a despertar o aprendizado desde pequenos”, contou a coordenadora geral, Carina Andreatta de Lara Brunatto.

Empatia: a palavra que deu origem ao projeto
O vereador Dudu Lago disse que o Projeto Incentivar nasceu a partir de uma ideia proposta pela engenheira civil e moradora da cidade, Glaucia Prodocimo. Desde que foi mãe, Glaucia vem estudando temas ligados ao desenvolvimento e à educação infantil, até começar a se aprofundar na palavra ‘empatia’, que de forma resumida, diz respeito a colocar-se no lugar do outro, entendendo seus anseios e dificuldades, de forma a viver de maneira mais harmônica e solidária.

A proposta era então incorporar, de alguma forma, o tema nas escolas. Já que a grade curricular é pré-estabelecida pelos núcleos de Educação, a ideia foi então levar este tema para dentro dos projetos já desenvolvidos nos Cmeis e escolas.

“Visitamos todos os Cmeis e saímos surpreendidos com o que vimos”, contou o vereador Dudu. “Além de sermos muito bem recebidos, pudemos observar o cuidado, o carinho e a dedicação de todas estas profissionais no dia a dia com as crianças, o zelo com a instituição, com o planejamento e o sistema de aprendizagem. É um trabalho que realmente merece todo o reconhecimento. O nosso futuro passa pelas mãos de vocês. Não existe outro caminho para projetarmos um município melhor além da Educação”, disse o vereador.

O diretor de Governo, Wellington Benedetti, também parabenizou a condução dos Cmeis e o trabalho primoroso realizado pelas equipes pedagógicas. “Agradeço a oportunidade de estar representando o prefeito neste ato de valorização de todas as profissionais dos nossos Cmeis. A mensagem do prefeito é de reconhecimento, de gratidão pelo excelente trabalho que todas vocês realizam e que planta uma semente para uma sociedade cada vez melhor”, destacou Elitinho.

Projetos educacionais de destaque em 2021:

• CMEI Tia Carmelita - Projeto Construção de Recursos Pedagógicos

• CMEI Tia Cice - Projeto Varal Solidário