• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras festeja o sexagenário com programação especial neste 9 de novembro

 

Publicado em: 11/11/2021 15:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras festeja o sexagenário com programação especial neste 9 de novembro

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Atrações musicais, food truck, feira de artesanato, distribuição de mudas, feira de adoção de animais, inauguração do Posto Avançado da Agência do Trabalhador e sessão solene marcam as comemorações dos 60 anos
    
Uma programação festiva, voltada para a família, marcou as comemorações dos 60 anos de emancipação política de Quatro Barras, nesta terça-feira (9). Ao longo do dia, várias atrações foram oferecidas ao público na praça central da cidade, como apresentações de bandas e artistas locais, food truck, feira de artesanato, distribuição de mudas, feira de adoção de animais, trenzinho para as crianças e estande do Programa Emprega Mais Quatro Barras, além de uma estrutura com backdrop e plaquinhas para interação do público com as festividades.
    
A programação foi organizada pela Prefeitura Municipal, com novo formato neste ano, tendo em vista as novas demandas geradas pela pandemia. Ainda assim, moradores e famílias de Quatro Barras marcaram presença em peso no evento comemorativo, que teve seu auge na noite da terça-feira (9). 

Estandes
Estandes de produtos e serviços estiveram à disposição do público, além de outros estandes temáticos, como a exposição de desenhos de alunos finalistas do concurso "Quatro Barras, 60 anos de história", organizado pela Secretaria Municipal de Educação; e o estande para distribuição de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e orientações e exposição de equipamentos da Defesa Civil. 
    
Também houve a presença da Agência do Trabalhador Itinerante; e o Ônibus Lilás, unidade móvel que atua no enfrentamento à violência contra a mulher, de iniciativa do Governo do Estado, e que no evento teve a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família.

Feira de Adoção
Quem visitou a Praça Raulino Alves Cordeiro também pôde conferir a Feira de Adoção de Animais. Segundo informações da Secretaria de Bem-Estar Animal, além de uma ampla visitação, que incluiu a presença do promotor de Justiça, Dr. Fellipe José Gehr; de protetoras e de clínicas parceiras, como a Serra Verde Saúde Animal e a Agrobarras, e da parceria cada vez mais estabelecida entre as entidades, todos os animais no local foram adotados e ganharam um novo lar. Ainda neste ano, a Prefeitura deve realizar mais uma feira, com novas oportunidades de adoção.

Atrações musicais 
Artistas quatro-barrenses marcaram presença nas festividades. Subiram ao palco o cantor gospel Ernani Rodrigues; os cantores de MPB, Landinho e Yan Braga; as bandas de Rock, Cauzo MaUzzi, Calamari Sidrep, Velhos Dias, Rabo de Galo, Eles Mesmos e Sr Prestes; os cantores e duplas sertanejas Carlinho & Epa, Gil Santos, Pedro Neto & Adriano, Larissa & Isabela, Anderson Mendonça, e Jean Lucas & Gabriel; a banda com gêneros musicais variados Sinal Vermelho; e o grupo de pagode BoraLá. 

Inauguração do Posto Avançado da Agência do Trabalhador  
Outro evento que integrou as comemorações do aniversário foi a inauguração do Posto Avançado da Agência do Trabalhador na Subprefeitura Distrital de Borda do Campo.
    
A solenidade contou com a presença do prefeito Loreno Tolardo e de autoridades estaduais e municipais, com destaque para a participação do secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, deputado Ney Leprevost, que parabenizou a cidade e toda organização do novo serviço oferecido aos trabalhadores. Também estiveram presentes o vice-prefeito Jarbas Mocelin e o superintendente da Subprefeitura, Wagner Pertel dos Santos. 
    
Tolardo disse que a inauguração do posto avançado amplia os serviços na região e aproxima poder público e população. "Queremos que as subprefeituras sejam atuantes em suas localidades, ampliando cada vez mais o leque de serviços e atendimentos ao cidadão, encurtando distâncias e atuando de forma favorável ao desenvolvimento e à geração de empregos", disse o prefeito.
    
O Posto Avançado oferecerá atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Moradores da região também já podem acessar outros serviços na Subprefeitura, como a Sala do Empreendedor, nos mesmos dias e horários, e serviços de Tributação todas as quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, além de poder sanar dúvidas sobre estes atendimentos ou serviços gerais, como coleta de entulhos e iluminação pública, pelo WhatsApp: (41) 99203-8565.  

Sessão Solene
No final da tarde, as festividades tiveram sequência com a Sessão Solene na Câmara Municipal para entrega dos Títulos de Servidor Público Padrão a servidores que se destacaram em suas funções. Foram homenageados, por indicação dos vereadores, a dirigente do serviço público municipal, Cacilda Pionoski da Cruz; a merendeira do Cmei Tia Leonor, Roseliane Pereira; o operário Luiz Carlos Guillande; a agente comunitária de Saúde, Francisca Damasceno; a jornalista Josiany Cristina Ohde Perine; o fiscal de obras e posturas, Lucas de Carvalho Budniak; a zeladora Angelita de Jesus dos Santos; o operador de máquinas, Alex Sandro dos Santos Ferreira; e a atendente infantil Tereza Roskamp.   
    
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu), que deu as boas vindas ao público. "É uma honra e satisfação receber cada um de vocês para comemorarmos os 60 anos de Quatro Barras. Cada pessoa tem um papel fundamental nesta história", disse o presidente do Legislativo.
    
O vice-prefeito Jarbas Mocelin também falou da satisfação de comemorar  esta data marcante para a cidade, o sexagenário. "É uma alegria muito grande festejar este momento. Quatro Barras é uma cidade de pessoas de bem, que ao longo da história batalharam muito para torná-la o que é hoje. Devemos olhar para trás com gratidão e para frente com fé, trabalho e otimismo", destacou Jarbas.
    
Em seu pronunciamento, o prefeito Loreno Tolardo enfatizou a importância de gerir com responsabilidade o município, as verbas públicas, e mais do que isso, de buscar de forma permanente novos recursos nas demais esferas de governo, para ampliar a capacidade de investimentos, que se traduzem em mais obras e melhorias na prestação do serviço público. 
    
"Estas são duas ações fundamentais em qualquer governo. Gerir com responsabilidade e saber captar recursos e investimentos para o município, gerando um desenvolvimento e progresso contínuo. Só neste ano, já conseguimos angariar cerca de R$ 25 milhões em recursos estaduais e federais que serão aplicados em várias áreas no ano que vem", contou o prefeito. Tolardo também anunciou a destinação de R$ 1,2 milhão em recursos da Sanepar e falou sobre o otimismo que já cerca 2022. "Teremos um ano melhor, mais alegre, de conquistas para Quatro Barras. Parabéns a nossa Joia Rara e a cada um de vocês que, juntos, compõem esta história", finalizou o prefeito.
    
Ainda durante a solenidade foram realizadas homenagens à primeira-dama Ederci do Pilar Renaud Sbrissia Tolardo; à mãe do prefeito, Dona Inez Michelon Tolardo; à esposa do vice-prefeito Adriana Heindyk Mocelin; e à esposa do presidente da Câmara, Ellen Corrêa Wandembruck Lago. A solenidade foi encerrada com a canção ao vivo da música clássica italiana 'Torna a Surriento', na voz de Sady Ricardo dos Santos Neto.  

Presenças - A sessão solene contou com a presença do secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, deputado Ney Leprevost, que falou ao público já na abertura da solenidade, parabenizando a cidade em nome do Governador Ratinho Júnior; do prefeito Loreno Tolardo, acompanhado pela esposa Ederci, pelos filhos Thamires e Caio, e pela mãe Dona Inez Tolardo; do vice-prefeito Jarbas Mocelin e da esposa Adriana; do presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago (Dudu) e da esposa Ellen; dos vereadores Antonio Cezar Creplive (Toto), Anderson Mendonça (Rato), Kayo Augustus Santos, Lucinéia Alves da Silva, Gilson Rodrigues Cordeiro, Edson dos Santos Paula, André Barcia da Silva e Sandro Eleno Andreatta; do promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; do prefeito de Piraquara, Josimar Fróes; do diretor-geral do Paraná Edificações, Marquinhos Tesserolli; dos ex-deputados estaduais Neivo Beraldin, Hidekazu Takayama e Rasca Rodrigues; e do assessor do deputado federal Luciano Ducci, Flávio Vermelho; além de secretários municipais, lideranças religiosas, servidores e membros da comunidade.