Após amplo programa de revitalização, Complexo de Piscina Aquecida é reinaugurado

Publicado em: 08/10/2021 14:36 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Grupos da Melhor Idade serão atendidos já na semana que vem com atividades gratuitas de hidroginástica

Criado em 2013 com a proposta de levar saúde e qualidade de vida à Melhor Idade e adultos de várias faixas etárias, o Complexo de Piscina Aquecida de Quatro Barras recebeu neste ano um amplo programa de revitalização e modernização no sistema funcional da piscina. O espaço foi reinaugurado na tarde desta quinta-feira (7), pelo prefeito Loreno Tolardo e pela secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo.

A reinauguração reuniu um dos públicos-alvo do projeto: idosos que compõem os Grupos da Melhor Idade de diversas regiões da cidade.

"É uma satisfação muito grande rever tantos rostos conhecidos, pessoas que já frequentavam o projeto na sua data de implantação", disse Tolardo, lembrando a construção da piscina no início de sua segunda gestão como prefeito. "Espero muito que todos vocês usufruam deste espaço novamente, neste momento de desaceleração da pandemia e de retomada gradual das atividades. Faremos isso com responsabilidade, cumprindo todos os cuidados sanitários e, ao mesmo tempo, restabelecendo uma atividade tão benéfica para a comunidade", destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, também deu as boas vindas aos grupos, agradecendo a participação, e destacou o trabalho de toda a equipe. "Ao longo deste ano demos andamento a várias ações de revitalização e recuperação do complexo para retomar este projeto tão importante para a nossa população. Agradeço muito a todos os envolvidos", comentou a secretária.

Os investimentos na revitalização compreenderam os setores hidráulico e elétrico da piscina, a modernização do sistema e a incorporação de duas modalidades de aquecimento: o elétrico e à gás, que ampliarão o atendimento à comunidade.

O projeto de hidroginástica conta com a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e terá as aulas iniciadas já na semana que vem, inicialmente priorizando as turmas da Melhor Idade, mas atendendo, de forma sequencial, também adultos a partir dos 20 anos.

Uma das participantes do projeto, desde a implantação da piscina há 8 anos, é a moradora da Borda do Campo, Luci Silva, de 63 anos. Animada com o retorno das atividades, ela contou sobre os benefícios que a hidroginástica vem trazendo para sua saúde. "Meus problemas de coluna reduziram muito, foi maravilhoso. Notei uma melhora muito grande no corpo e na saúde, além de fazer grandes amigos aqui. Estou entusiasmada para voltar", contou Luci.

Turmas e aulas
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que coordena o projeto, as turmas serão compostas por faixas etárias e também serão abertas turmas exclusivas para público feminino e masculino. As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, em horário a ser definido pelo próprio aluno já no momento da inscrição. Há opções das 7h às 10h e das 13h às 17h, sendo que cada aula tem duração de uma hora.

Em conformidade às recomendações da Secretaria de Saúde, cada grupo terá no máximo 15 alunos. Outra medida sanitária importante é a incorporação de divisores na piscina, que permitirão ao aluno permanecer em um espaço próprio, reduzindo o contato entre os participantes.

Presenças
Na solenidade de inauguração, o prefeito Loreno Tolardo esteve acompanhado por sua mãe, Dona Inêz Michelon Tolardo, e pelas irmãs Ires, Iria, Ilce e Ieda, que conduz a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, e o tio Mário Michelon.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira; de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha; de Saúde, Daniela Ribeiro; de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; de Captação de Recursos, Levi Camargo; e de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); o procurador geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandez Júnior; e os superintendentes das Subprefeituras do Jardim Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira, e da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho).

Inscrições
As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas. Interessados deverão preencher o formulário pelo link INSCRIÇÕES. Mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7870.