• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Crianças especiais recebem atividade surpresa de contação de histórias em casa

 

Publicado em: 03/09/2021 17:22 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Equipe de profissionais da Escola Especial Joanna Valache se mobiliza e lança atividade para motivar e estimular aprendizagem. Resultado surpreendeu
    
Pensando em promover a alegria e o reencontro dos alunos com seus professores, a equipe da Escola Especial Joanna Valache preparou uma surpresa para os mais de 50 alunos matriculados na instituição e que permanecem na modalidade de ensino remoto: durante a entrega habitual de apostilas, as equipes se mobilizaram para oferecer uma lúdica contação de histórias, um momento de interação importante para motivar os alunos e estimular a aprendizagem.
    
A história “O Bicho da Maçã”, de Ziraldo, foi o tema abordado nas mais de 50 visitas realizadas pela equipe, na residência de aluno por aluno. Segundo a diretora da escola, Vanessa Araújo, toda a organização começou com a construção do caderno de atividades que periodicamente é entregue aos alunos. 
    
"O caderno foi nosso ponto de partida, porque convida os alunos a ingressar no mundo literário, levando-os a reflexões sobre os diferentes sentimentos, emoções e relações enfrentadas devido ao distanciamento social. A história de Ziraldo reportou a esse momento de uma forma lúdica e convidativa", disse ela.
    
O resultado surpreendeu. Além da interação positiva entre profissionais da escola e alunos, a satisfação das crianças chamou a atenção dos 15 profissionais envolvidos na contação. "Tivemos um resultado realmente importante. Não só pelos sorrisos e pela alegria que vimos em cada visita, mas também pelas atividades enviadas já no dia seguinte para a escola", contou Vanessa.
    
A contação de histórias também foi uma forma de comemoração a duas datas importantes: a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, e à Campanha Setembro Verde, que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. 
    
"Queríamos diminuir a falta de convivência neste momento de distanciamento, causado pela pandemia. Todos os profissionais da escola, sem exceção, se dedicaram muito nesta atividade, seguindo os protocolos sanitários para preservar a saúde dos nossos alunos, levando a eles e seus familiares um clima de imaginação e diversão", destacou a diretora.

A escola
A Escola Especial Joanna Valache, localizada no bairro Itapira, hoje conta com 52 alunos matriculados, que possuem deficiências físicas e intelectuais, variando dos 3 aos 70 anos de idade.