• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeito Tolardo conhece projeto de Trânsito desenvolvido por alunos da Escola Municipal Tancredo Neves

 

Publicado em: 02/09/2021 17:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Envolvendo escola e comunidade, projeto busca melhorias relacionadas ao trânsito e desperta consciência desde cedo nas crianças

Engajados em melhorias para a área de entorno da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, localizada na área rural da Campininha, os alunos Luiz Eduardo Bando, Anelis de Andrade Santos e Rafaela Godoy Bernardo, de 11 anos, representaram sua turma e a escola durante uma visita realizada na manhã desta quinta-feira (2) ao prefeito Loreno Tolardo.
    
Eles vieram apresentar o Projeto de Trânsito desenvolvido na escola e também entregar uma carta ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho) para pleitear melhorias relacionadas ao trânsito, como a recuperação de sinalização, pintura de faixas e a instalação de uma guia rebaixada para cadeirantes. 
    
"Este envolvimento das crianças é muito positivo", disse o prefeito. "Além de tornarem-se conscientes deste tema tão importante e de estimular a cidadania, a vinda das crianças nos aproxima ainda mais das demandas da escola e de sua área de entorno. Todos estão de parabéns. Certamente vamos atender", destacou Tolardo. 

O projeto
O tema trânsito vem recebendo atenção da escola há anos, quando continuamente são desenvolvidos projetos de conscientização junto aos alunos. Em 2021, a escola, alunos e equipe pedagógica mais uma vez somam forças para trabalhar o assunto, envolvendo classe escolar e comunidade em prol de um trânsito mais seguro e também de melhorias físicas no entorno da escola.
    
28 alunos do 5º no participam do Projeto "Educar para o Trânsito", mesmo tema do Projeto Arteris, lançado anualmente pela concessionária Arteris - Regis Bittencourt, que premia instituições de ensino que atuam na defesa da cidadania e do trânsito seguro.  Além destes alunos, toda a escola é mobilizada para o tema, concorrendo à categoria "Escola Destaque" na premiação. 

Visita ao gabinete
Aproximando alunos e prefeito, a visita desta quinta-feira foi importante para pontuar as demandas relacionadas ao trânsito, como também uma oportunidade para as crianças conhecerem a Prefeitura. Além de entregar a carta, sinalizando as medidas e ações necessárias observadas pelos alunos, as crianças tiraram dúvidas e participaram de um bate papo com o prefeito.
    
"Gostei bastante de conhecer a Prefeitura e o prefeito. Ele estava bem feliz, acho que vamos conquistar muitas melhorias", disse o aluno Luiz Eduardo, bastante comunicativo e entusiasmado com o projeto.
    
Os alunos estiveram acompanhados pela professora Idamara dos Santos Costa da Rocha, pela supervisora Graciele Alves Pires, pelas coordenadoras pedagógicas Jucele Andreatta e Gleice Esperanceta, pela diretora Sandra Jaras e pela secretária interina de Educação, Marlene Pires da Silva. Também participaram do encontro o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o secretário de Infraestrutura, Paulo César de Lima Júnior (Juninho) - que também já sinalizou total apoio ao projeto - e o diretor geral da secretaria, Nildon Luiz Esperanceta.   

A escola
Atendendo alunos da área rural de Quatro Barras, a Escola Municipal Tancredo Neves conta com cerca de 200 crianças matriculadas, hoje com 4º e 5º anos em sistema híbrido, devido à pandemia. Os demais alunos permanecem no sistema remoto e retornam gradativamente ao modelo também presencial.