• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Atletas de Quatro Barras se destacam nos Jogos Escolares do Paraná

 

Publicado em: 17/08/2021 16:42 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

O município de Quatro Barras foi representado por oito alunos-atletas na 67ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que aconteceu no último fim de semana, em Cascavel, Curitiba, Campo Mourão, São José dos Pinhais e Toledo. Ao menos quatro desses quatro-barrenses conquistaram um lugar no pódio em modalidades como atletismo, judô e badminton.

O aluno Gabriel Correa Pedroso da Silva foi um deles. Ele ficou em segundo lugar no Lançamento de Dardo (sub-18) da competição, que teve 450 participantes. Alcançando uma distância de 50,82 metros, Gabriel conquistou o 5º melhor lançamento do Brasil nos jogos escolares deste ano. Após essa competição, o atleta irá disputar, no fim de agosto, o Campeonato Brasileiro Sub-18, em São Paulo. Além desta modalidade, o jovem ficou em 5º lugar no arremesso de peso.

Segundo o professor, Gerson Gonçalves, o aluno ficou um ano e meio sem treinar e então retornou, mas sem o mesmo ritmo de antes. Foi com o incentivo não só esportivo, mas também psicológico ofertados durante os últimos quatro meses pelo município, que ele conseguiu atingir bons resultados nos treinos e, consequentemente, na competição. “Após muita conversa, treinamos bem e deu tudo certo. Ele tem potencial para ser ainda melhor nesse esporte, com um trabalho bem feito”, afirmou o treinador.

Na categoria de Judô, em Curitiba, seis alunos competiram e dois estiveram no pódio, sendo eles: Arian Rhod Guimarães Russi, Maria Eduarda Alves Ferreira, do Colégio Estadual André Andreatta, que conquistaram o 1º e 3º, respectivamente. O estudante Nickson Gabriel Pedroso Schavartz, da mesma instituição, ficou com o 5º lugar na modalidade. A aluna Maria Isabela Machado, do Colégio Estadual Elias Abrahao, Kauan Ajambuja dos Anjos, do Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive e Adrian Henrique da Silva, do Colégio Estadual Andre Andreatta, também participaram da disputa.

Nos jogos que aconteceram em Toledo, foram 111 inscritos, entre masculino e feminino, e a atleta Leticia Costa Camargo, do Colégio Estadual André Andreatta, ganhou destaque e ficou com o primeiro lugar na competição de Badminton (praticado com raquete e um volante ou pena). 

A competição - o campeão de cada modalidade já garantiu vaga para as fases nacionais da competição, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que acontece no Rio de Janeiro para a categoria 12 a 14 anos; e Jogos Escolares da Juventude - para a categoria 15 a 17 anos, em Aracajú, que serão organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Segurança – Segundo a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, os Jogos Escolares tiveram cerca de 800 instituições de ensino públicas e privadas inscritas, com a participação de aproximadamente 1.000 professores, 500 árbitros, 200 técnicos de apoio aos protocolos sanitários e de biossegurança e os 32 técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte, responsáveis pelas Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE), além da coordenação geral da equipe da Superintendência do Esporte, organizadora dos JEPS. 

Todos foram testados e a competição seguiu as medidas sanitárias e decretos vigentes. Além disso, as cidades sedes colocaram à disposição toda a sua infraestrutura para atender ao evento no que diz respeito ao protocolo contra a Covid-19.