Incentivo ao turismo: Quatro Barras renova termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu

Publicado em: 28/07/2021 15:39 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito/foto: Prefeitura Municipal de Piraquara

Com 259 km de extensão, traçado passa pelos municípios de Quatro Barras, Piraquara e Pinhais, e consiste numa opção convidativa para o ciclista desbravar caminhos históricos e turísticos das cidades metropolitanas

A fim de promover o desenvolvimento integrado do turismo, oferecendo rotas de visitação ao ciclista, os municípios de Quatro Barras, Piraquara e Pinhais formalizaram no último dia 22 de julho a renovação do termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu.

Lançadas em 2019, as ciclorrotas somam uma extensão de 259 quilômetros ao longo dos três municípios, e são divididas em 14 rotas temáticas menores, que variam de 5,9 km à 42,1 km, revelando um vasto potencial ambiental, histórico e cultural das três cidades metropolitanas.

O circuito oferece elementos de sinalização vertical e horizontal, comunicação visual, infraestrutura associada e belos cenários e paisagens. Além de incentivar a ciclomobilidade, a iniciativa visa ampliar a visitação destes locais, fomentando o desenvolvimento turístico e sustentável, a implantação de novos negócios e a consequente geração de trabalho e renda local.

Renovação
A renovação do termo foi assinada durante encontro na Prefeitura Municipal de Piraquara, na presença dos vice-prefeitos de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; e de Piraquara, Olivério Saraiva; além dos secretários de Cultura e Turismo de Quatro Barras, Adriana Heindyk Mocelin; de Desenvolvimento Econômico de Piraquara, Creusa Fróes; de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon Tesserolli; de Comunicação, Eduardo Furiatti; e os diretores de Turismo de Piraquara, Mariana Rodrigues Gregório; e de Pinhais, Wilson Neto.

Na ocasião, a secretária de Cultura e Turismo de Quatro Barras, Adriana Heindyk Mocelin, falou sobre a importância da expansão do turismo ciclístico (ou Cicloturismo) para o desenvolvimento econômico dos municípios, e sobre o aumento da demanda de serviços para este público.

"As pessoas estão cada vez mais procurando paisagens naturais, ar puro, turismo de aventura, enfim, tudo o que Quatro Barras, assim como nossas cidades vizinhas, têm de melhor. Nossa proposta é aperfeiçoar continuamente as Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, agregando atrativos, serviços, enfim, tornando o circuito cada vez mais convidativo para o turista", destacou.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também chamou a atenção para o pioneirismo das Ciclorrotas. "É o primeiro projeto no Paraná com este formato, uma iniciativa importante para a integração e regionalização do turismo nas nossas cidades, gerando desenvolvimento e a ampliação deste setor tão importante", enfatizou.

Atrativos do circuito
Ao longo dos 259 quilômetros das Ciclorrotas, além da natureza exuberante e das comunidades locais, os visitantes poderão encontrar 29 pontos turísticos que poderão ser visitados, entre igrejas, caminhos históricos, centros culturais, parques, túneis, portais, pontes, obeliscos, praças e até uma aldeia indígena. Todo o percurso possui sinalização com placas e totens personalizados com mapas, além de pontos de apoio, onde os ciclistas poderão descansar e obter informações. Vale conferir.