Abrigo de animais em Quatro Barras contabiliza uma série de visitas de órgãos fiscalizadores no primeiro semestre

Publicado em: 05/07/2021 16:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Orientações técnicas e vistorias foram realizadas no período, dando suporte ao trabalho das equipes

A chácara que hoje abriga animais vítimas de maus-tratos, sob responsabilidade e tutela da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, fecha o semestre contabilizando visitas, vistorias e o acompanhamento técnico de vários órgãos vinculados à proteção animal.

Ao longo dos últimos meses, autoridades, órgãos e entidades se fizeram presentes no local, para averiguar a estrutura e as condições de vida oferecidas aos animais e acompanhar o trabalho conduzido pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Uma das visitas foi realizada pelo promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Fellipe José Gehr, acompanhado por representante do GAECO e de uma equipe técnica de médico veterinários.

A unidade também recebeu a visita do promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho, acompanhado pela médica veterinária da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dra. Juliana Dequeche; e de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV).

Autoridades como o prefeito de Bocaiúva do Sul, Antonio Luiz Gusso e o vice-prefeito Otávio Alberti Goetten também estiveram no abrigo para conhecer o espaço e a dinâmica de atendimento aos animais, estudando a viabilidade de implantação de métodos similares em sua cidade.

Desde que os cães foram acolhidos em ações de fiscalização, em parceria com a Polícia Civil através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, sob equipe do delegado Dr. Matheus Laiola, um intenso trabalho de melhorias na infraestrutura do abrigo e no atendimento aos animais foi realizado.

Além dos avanços na estrutura física da chácara, que hoje abriga 205 cães vítimas de maus-tratos, um acompanhamento vem sendo realizado permanentemente pelo médico veterinário da Prefeitura e responsável técnico Dr. João Alexandre Alcântara.

Segundo o diretor geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Flávio Skiba, uma das ações prioritárias foi o atendimento médico veterinário a animais doentes ou feridos, e a atualização básica do esquema vacinal dos cães.

O secretário da pasta, Cariovaldo Ferreira, disse que toda a equipe não vem medindo esforços para oferecer as melhores condições sanitárias aos animais, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos cães até que recebam um novo lar, através das campanhas de adoção. "Em um curto espaço de tempo providenciamos várias ações para estruturar a chácara em conformidade com o que os órgãos de fiscalização e proteção animal prevêem", afirmou o secretário.

Adoção
A Prefeitura de Quatro Barras já recebeu parecer favorável do Ministério Público para que os animais apreendidos sejam destinados à adoção. Pessoas interessadas em adotar os cães poderão agendar uma visita através do e-mail: [email protected]

Se você deseja ter um animal em casa, dê preferência à adoção! Mas lembre-se que ao adquirir ou adotar um animal, é preciso oferecer todas as condições de vida adequadas a ele, cumprindo os quesitos de uma guarda responsável. Uma atitude de respeito e amor aos animais.