• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Entenda como funciona os serviços do CRAS e do CREAS: porta de entrada para o atendimento social

 

Publicado em: 23/06/2021 16:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Entenda como funciona os serviços do CRAS e do CREAS: porta de entrada para o atendimento social

Município hoje dispõe de duas unidades do CRAS, na Sede e no Jardim Menino Deus, e de uma unidade do CREAS, no Jardim Pinheiros

Sempre que uma pessoa ou família necessita de atendimento na área social, a unidade responsável pela triagem e pelo primeiro acolhimento é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Nesta unidade, uma equipe composta por profissionais como assistente social e psicóloga, além de toda a equipe de suporte, realizam o primeiro atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.
    
O CRAS é, portanto, um centro descentralizado da política de assistência social responsável pela organização e oferta dos serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 
    
Entre as principais atividades desenvolvidas estão a oferta de programas como o PAIF - Proteção e Atendimento Integral às Famílias, a articulação da Rede de Proteção Social Básica local, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (através de programas como o Grupo da Melhor Idade, grupos de artesanatos e de adolescentes), além da concessão de benefícios eventuais como Cesta Básica, Auxílio Funeral e Auxílio Natalidade.
    
O CRAS também efetua o cadastro de pessoas em vulnerabilidade no Cadúnico, no Programa Bolsa Família, no Programa Leite das Crianças e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), prestando atendimento emergencial para as famílias que se enquadram nos requisitos e que, portanto, realmente necessitam do benefício. Outra programa importante, coordenado pelo CRAS, é o Armazém da Família, que garante produtos de qualidade à mesa das famílias mais carentes a custos reduzidos.
    
"É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades", disse a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo. 

Unidade Especializada
Quando os profissionais do CRAS identificam que há violação de direitos, e que a pessoa ou família necessita de atendimento especializado, acontece então o encaminhamento ao Centro Especializado de Referência de Assistência Social, o CREAS.    
    
A violação de direitos pode se dar de múltiplas formas, como o abandono, a negligência, a violência física ou a violência psicológica; a discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência; o trabalho infantil; a violência sexual; entre outros.
    
As equipes do CREAS realizam atendimento especializado para as vítimas de direitos violados. Além disso, também passam orientações sobre o acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas, e informações para a defesa de direitos. 
    
Os profissionais também acompanham o cumprimento de medidas socioeducativas, em duas modalidades: a Prestação de Serviços à Comunidade e a Liberdade Assistida.
    
"O CREAS tem uma atuação mais específica, atendendo pessoas e famílias em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados, sendo portanto uma unidade especializada de Assistência Social, peça chave no atendimento a estas famílias", contou a secretária.

Serviço: Qualquer pessoa que necessite de atendimento na área social deve procurar, primeiramente, uma das unidades do CRAS, onde será feito o primeiro acolhimento. Confira os endereços e contatos: 

CRAS SEDE - LEONOR DE OLIVEIRA ANDREATTA 
Av. Dom Pedro II, nº 116, Centro, Quatro Barras.
Funcionamento: das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. 
Contato: (41) 36718800 - Ramal 7941
E-mail: [email protected]

CRAS JARDIM MENINO DEUS - PRAÇA CEU 
Rua Santa Catarina s/n° - Praça CEU, Jardim Menino Deus, Quatro Barras.
Funcionamento: das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. 
Contato: (41) 36718800 - Ramal 7736
E-mail: [email protected]

CREAS - IDA BERLEZ VIDOLIN
Rua Pedro Câmbio Cortiano, nº 209, Jardim Pinheiros, Quatro Barras.
Funcionamento: das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. 
Contato: (41) 36718800 - Ramal 7994
E-mail: [email protected]