18 de maio: Quatro Barras faz mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 18/05/2021 15:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

No dia nacional de combate, Prefeitura faz sensibilização junto à comunidade para enfrentamento do tema

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Diante da seriedade e gravidade do tema, a Prefeitura de Quatro Barras está realizando ações articuladas de mobilização e conscientização da população, para enfrentamento e combate destas formas graves de violência.

Ao longo da tarde de hoje (18), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar estiveram juntos em uma ação de mobilização, com a entrega de folders e sensibilização da comunidade, divulgando canais e órgãos para denúncias.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, disse que a articulação e o trabalho em rede dos diversos órgãos que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes é determinante no combate ao abuso e exploração de menores, mas salientou que o engajamento da sociedade também é fundamental.

"Hoje estamos frente a esta grande mobilização para conscientizar e também pedir o auxílio da população na identificação e denúncia de casos. A população tem um papel essencial neste sentido e é através da nossa atuação conjunta que esse mal deve ser continuamente combatido", afirmou Ieda.

O prefeito Loreno Tolardo falou da importância de lembrar, repensar e articular novas ações pautadas no dia 18 de maio. "Combater este crime contra crianças e adolescentes é dever de todos nós, poder público, sociedade, conselhos, organizações. Vamos somar todos os esforços em prol desta luta", afirmou Tolardo.

Como denunciar
Qualquer suspeita de abuso ou exploração de menores deve ser denunciada por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Há ainda outros órgãos de suporte e atendimento, como o Conselho Tutelar de Quatro Barras (telefone: 3671-8800, ramal 7710 ou pelo plantão: 99269-4389); o CRAS do Humaitá (3671-8800, ramal 7941); o CREAS (3671-8800, ramal 7994); e a Guarda Municipal (3672-3020). Auxilie na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, denuncie.